A Importância do desenvolvimento das Soft Skills

A Importância do desenvolvimento das Soft Skills

O mundo do trabalho é cada vez mais exigente face às competências que os trabalhadores devem demonstrar.

Tanto as Soft Skills como algumas competências técnicas, podem ser utilizadas e transferidas em várias áreas profissionais e diferentes funções. Além de serem transferíveis entre contextos profissionais, as competências transversais – sejam pessoais, interpessoais ou técnicas – podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida.

De acordo com o estudo realizado em Portugal “Preparados para Trabalhar”, as competências mais valorizadas no mercado de trabalho pelos empregadores, são:

  • Análise e resolução de problemas
  • Criatividade e Inovação
  • Adaptação e flexibilidade
  • Planeamento e organização
  • Motivação para a excelência

Muitos adultos terminam a vida académica e ingressam no mercado de trabalho, sem nunca terem experienciado uma aprendizagem na área das competências pessoais e interpessoais.

A formação contínua é um excelente contributo para o desenvolvimento pessoal e interpessoal, sendo o Coaching um método de eleição escolhido por muitos empregadores, na valorização das competências pessoais dos seus colaboradores.

Deste modo, a aprendizagem ao longo da vida é um imperativo tanto para as pessoas tomadas individualmente como para as organizações. Aprender a desenvolver as competências pessoais e interpessoais é um “investimento” na aprendizagem que não corre o risco de se tornar obsoleto e que pelo seu caráter transversal, confere flexibilidade no que diz respeito aos contextos e áreas profissionais.

Em conclusão, ao longo da vida laboral o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais – Soft Skills – é uma aposta certa tanto para as pessoas a nível individual como para as entidades empregadoras.

Desenvolvemos programas de Personal Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Peer Coaching. Integramos também o Coaching em programas de desenvolvimento de competências de Liderança, Gestão de Equipas e Comunicação.

Para mais informação, consulte a nossa página com a nossa oferta formativa e programas de Coaching.