Já Financiou a Formação da Sua Empresa?

Já Financiou a Formação da Sua Empresa?

A Formação Financiada é um instrumento que pode alavancar o sucesso da sua empresa, da sua equipa e da sua estratégia de negócios.

Atualmente, é universal e manifesta a importância que a Formação Profissional tem enquanto meio de atualização de conhecimentos ao longo das  vidas  e fundamental para todos aqueles que querem crescer tanto enquanto pessoas como enquanto profissionais, bem como para a competitividade das empresas.

Contudo, a formação profissional é muitas vezes encarada, pelas empresas, como uma obrigação legal e um custo desnecessário em vez de ser encarado como um investimento de valor.

No âmbito do Portugal 2020 existem incentivos à formação profissional, que permitem às empresas financiar esse investimento, através de uma componente específica de apoio.

Encontram-se abertos 3 avisos que podem contribuir para esse financiamento:

  • Aviso 18/SI/2017
    Projetos de Formação em Processos de Inovação, tem como objetivo conceder apoios financeiros a projetos de formação exclusivamente associados a investimentos ( de projetos aprovados, sem a componente formação, ou a aprovar até 31/12/2018)

 

  • Aviso 22/SI/2017
    Projetos autónomos de formação tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança (até 31/03/2018)

Em ambos os avisos o incentivos revestem a forma de subvenção não reembolsável na modalidade de custos elegíveis efetivamente incorridos e pagos. 

O apoio a conceder aos projetos de formação deverá ter em conta, cumulativamente, a aplicação das taxas de auxílios de Estado previstas no RECI, concretamente: Uma taxa base de incentivo de 50%, acrescida da majoração em 10 p.p. se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos e da majoração em 10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas e em 20 p.p. se for concedido a micro e pequenas empresas (em função da dimensão considerada no projeto de investimento associado para o caso do Aviso 18/SI/2017), não podendo a taxa global ultrapassar 70%.

  • Aviso n.º POISE-24-2018-02
    Formação modular para empregados e desempregados – que tem por objetivos a base formativa qualificante da população ativa empregada e desempregada, potenciando a sua empregabilidade( até 27/03/2018).

Neste aviso são elegíveis, para efeitos de financiamento, as seguintes ações : Ações de formação modular certificadas estruturadas sob a forma de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), de nível 2 a 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) com vista à obtenção de uma qualificação correspondente a uma determinada saída profissional. As candidaturas apresentadas no âmbito do presente concurso têm uma duração máxima de 24 meses, devendo iniciar‐se durante o ano de 2018.

Os apoios a conceder no âmbito deste concurso revestem a natureza de subvenção não reembolsável, assumindo a modalidade de reembolso de custos elegíveis efetivamente incorridos e pagos.

A Estrategor – Consultores de Gestão, Lda possui vasta experiência na elaboração e acompanhamento de candidaturas de formação profissional financiadas.
Para obter mais informações ou enquadramento, contacte-nos