Assessment, uma ferramenta de apoio na Gestão do Potencial Humano

Assessment, uma ferramenta de apoio na Gestão do Potencial Humano

O que é o Assessment, para que serve e como se encaixa na gestão do potencial humano?

Assistimos atualmente a uma crescente utilização de ferramentas de Assessment por parte das empresas que apostam nos seus Recursos Humanos, e que reconhecem a sua importância para o sucesso do seu negócio.

Para além de promover o autoconhecimento, a avaliação de perfis, possibilita a identificação de padrões de comportamento, competências, crenças, valores, interesses e performances individuais.

Objetivo do Assessment

O principal objetivo da aplicação de ferramentas de Assessment é avaliar o potencial dos colaboradores e verificar a compatibilidade entre as suas características e as exigidas pela função que desempenha ou possa vir a desempenhar. Para além dos conhecimentos técnicos, as competências emocionais devem ser tidas em conta quando se pretende traçar o perfil individual dos colaboradores para os alocar à função.

Aferir o potencial dos colaboradores, possibilita assim o alinhamento entre as suas características e competências e a estratégia organizacional. O mapeamento de competências e identificação de gaps em relação as necessidades da organização, evidenciam oportunidades de melhoria e orientam programas de desenvolvimento/ formação e definição de planos de ação para que esses gaps sejam superados ajudando os colaboradores a alcançar um nível de desempenho superior.

Os resultados dos programas de Assessment apoiam também a tomada de decisão em processos de seleção, promoção, desenvolvimento e retenção de talentos; identificação de pontos fortes e a desenvolver em termos de performance individual; planos de carreira e sucessão.

A prática de Assessment assume assim uma posição relevante na gestão estratégica de RH. Ter a pessoa certa na função certa, e equipas de alto desempenho que lhes permitam atingir a visão do seu negócio, é a ambição de todas as organizações.

Se acredita que o Assessment pode ser uma mais valia na implementação de processos de desenvolvimento do Capital Humano ou de mudança organizacional, contacte-nos.