Turismo em Portugal: um caso de crescimento sustentado

Turismo em Portugal: um caso de crescimento sustentado

Em Setembro de 2019, Portugal viu mais uma vez o setor do Turismo ser reconhecido em diversas publicações. Com o crescente aumento da procura turística que se continua a verificar nos últimos anos, Portugal tem batido os seus próprios recordes.

Segundo o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial, Portugal subiu todos os indicadores, algo que vem acontecendo recorrentemente nos últimos anos. Tendo ocupado as seguintes posições a nível mundial:

  • 1º lugar no ranking de oferta turística e das infraestruturas turísticas;
  • 12º lugar no ranking de competitividade;
  • 12º lugar no ranking de priorização e valorização do turismo;
  • 15º lugar no ranking de recursos naturais e culturais;
  • 21º lugar no ranking de transportes aéreos;
  • 38º lugar no ranking de adoção de TICs;

Nas palavras da secretária de estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “Atingimos a posição mais alta de sempre neste ranking, e fomos considerados o país com melhores infraestruturas turísticas em todo o mundo. Portugal é cada vez mais uma referência internacional no turismo, sendo este relatório uma peça-chave para a captação de investimento”.

Segundo dados do Banco de Portugal, as exportações de viagens e turismo, cresceram 118% no período 2010-2018. São números de assinalável mérito e que comprovam o acentuado crescimento do setor do turismo para a economia portuguesa.

Igualmente no presente mês de Setembro, Portugal foi distinguido com o 1º lugar no prémio “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT). Este reconhecimento coloca o país como o melhor destino turístico do mundo para cidadãos de mobilidade reduzida. Na obtenção do referido galardão foram valorizados os programas “Praia Acessível” e “Festivais + Acessíveis”, que tem como objetivo proporcionar acessos a zonas balneares e recintos de espetáculos, respetivamente.

O sucesso e crescimento do turismo português é indissociável do crescimento económico do país. O setor tem crescido exponencialmente na presente década, sendo neste momento um dos principais setores exportadores do país. Todos estes reconhecimentos obtidos durante o presente mês são fruto de projetos diferenciadores que têm surgido ao longo dos últimos anos.

Para o setor continuar a crescer, os fatores de inovação e de excelência da oferta têm de ser cada vez mais disruptivos.

Se tem alguma ideia inovadora na área do Turismo e pretender iniciar um novo projeto, conte com a nossa experiência para ser o seu parceiro neste investimento. Contacte-nos!

 

Fontes:

Banco de Portugal
Turismo de Portugal
Organização Mundial do Turismo
Jornal Económico