Covid-19 – Como liderar à Distância

Covid-19 – Como liderar à Distância

Liderar uma organização não é fácil. Além das obrigações organizacionais inerentes ao seu bom funcionamento, os responsáveis devem também olhar e planear o futuro. O grande objetivo de uma organização passa por gerar lucro e ser reconhecido pelos seus serviços. Para que tal seja possível, é necessário reunir uma equipa de trabalho sólida e orientada para os mesmos objetivos.

A pandemia Covid-19 pôs Portugal em trabalho remoto (ou teletrabalho) podendo ser o princípio de uma nova era.

O trabalho à distância é uma tendência com um crescimento exponencial que permite manter o bom funcionamento da organização e os profissionais ativos. Porém, conseguir organizar e liderar uma equipa através de um ecrã pode ser um desafio. Algumas dicas que pode considerar:

 

Defina objetivos claros desde o início

Um dos receios de liderar à distância passa por não saber se o colaborador está a ser produtivo ou a procrastinar. Para o teletrabalho ser bem-sucedido é importante definir e partilhar com a equipa os objetivos que devem ser alcançados, assim como as metas individuais e coletivas. Desta forma, os colaboradores sabem o que devem priorizar no desempenhar das suas tarefas.

 

Estabeleça uma rotina

Porque não definir dias para videoconferências individuais ou coletivas para partilharem o que foi realizado até à data? Ou prazos para a partilha da lista de tarefas já concretizada?

Lembre-se, uma comunicação sólida é crucial para gerir equipas à distância e possibilita compreender se a execução da tarefa está a ser bem conseguida ou se o colaborador está perante algum impasse.  Algumas sugestões para acompanhar a sua equipa:

  • Relatórios em tempo real;
  • Calendários partilhados;
  • Listas de tarefas;
  • Partilha de arquivos;
  • Mensagens,

 

Algumas ferramentas de comunicação mais utilizadas:

  • Skype – Possibilita comunicação através de conexões de voz e vídeo. É uma ferramenta gratuita.
  • WebEx – Permite estabelecer uma reunião online e webconferência, compartilhamento de tela, chat e entre outros.
  • Google Hangouts – Permite a comunicação através de mensagens instantâneas e chat de vídeo.
  • Slack – Permite integrar informações, agilizar o trabalho e ajudar na organização de equipas.

 

Demonstre confiança

O teletrabalho está diretamente relacionado com a confiabilidade do profissional. Confiança para a boa execução da tarefa e confiança para o cumprimento de prazos de entrega.

Mostre o seu apoio e disponibilidade, a confiança permite que o colaborador desempenhe a sua função da melhor forma possível, estando consciente de que, caso necessário, está disponível para ajudar.

Estimule ainda o trabalho colaborativo entre os departamentos, com recursos às ferramentas já enumeradas, o brainstorming permite obter outros pontos de vista e perspetivas capazes de originar novas ideias.

 

Se lidera uma equipa à distância, pergunte a si mesmo…

  1. A sua equipa dispõe das ferramentas virtuais necessárias para realizar o seu trabalho?
  2. Existe uma relação de confiança, respeito e colaboração entre todos?
  3. Os colaboradores compreenderam quais as expectativas da empresa?
  4. Os objetivos foram definidos de forma clara e compreendidos por todos?
  5. Consegue dar o apoio e feedback necessário para a equipa se manter motivada e focada nos objetivos?

O teletrabalho permite aos seus colaboradores a flexibilidade para trabalharem em homeoffice de forma a garantir a sua produtividade. Parece algo complexo, contudo, ao aprimorar a sua liderança e recorrendo às ferramentas corretas, consegue manter a sua equipa organizada e cumprir os objetivos estabelecidos.

Lembre-se, a estratégia de recursos humanos deve estar a todo o momento alinhada com a estratégia do negócio. É importante integrar na equipa profissionais qualificados capazes de garantir o bom funcionamento da empresa e aumentar o seu potencial, mais importante ainda, é conseguir reter esses talentos na organização. Como? Garantindo um ambiente humanizado, transparente e justo que possibilite ao indivíduo o seu desenvolvimento em todas as esferas da sua vida.

Para mais informações contacte-nos! A Estrategor dispõe de uma equipa especializada que aposta no crescimento empresarial.