Formação Financiada para Empresas

Formação Financiada para Empresas

A formação nas empresas é vista como uma atividade de melhoria da qualificação dos recursos humanos.

As empresas através da formação dotam os colaboradores de conhecimentos e competências, que implicam um aumento da sua produtividade e que por sua vez elevam a competitividade da empresa.

Cada vez mais se verifica uma forte aposta das empresas em planos de formação delineados e ajustado às  suas reais necessidades. Através da formação as empresas garantem o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico, social, ambiental e reforçam as suas capacidades de gestão, sendo a chave do progresso e sucesso de muitas empresas.

Foi republicado o Aviso N.º 22/SI/2017 – Projetos Autónomos de Formação – considerando a alteração da data de conclusão de apresentação de candidaturas para 31/12/2019.

O Executivo aposta na qualificação dos portugueses e na promoção da inovação na economia, por via do estímulo às exportações e à integração de empresas em cadeias de valor internacionais. Neste propósito, a formação dos ativos das empresas – empresários, gestores e técnicos – considera-se determinante para aumentar a capacidade de adaptação a mercados cada vez mais concorrenciais, no alargamento da base exportadora e na promoção do potencial exportador de empresas.

A Prioridade de Investimento (PI) 8.5 tem como objetivo específico intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através do:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação e internacionalização das empresas;
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação.

Tipologia das operações

No âmbito do presente Aviso, são suscetíveis de apoio os projetos de formação de empresas, na modalidade de candidatura individual, por via de ações de formação autónomas, que visem objetivos de inovação e competitividade, através da qualificação específica dos empresários, gestores e trabalhadores das empresas, para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão reforçando a sua produtividade.

Na candidatura deve ficar explicitada a associação do projeto de formação a investimentos em domínios relevantes como a inovação e transferência de tecnologia, a adoção de tecnologia no domínio da Indústria 4.0, a internacionalização ou a qualificação das empresas, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade e com forte incorporação de valor acrescentado nacional.

Beneficiários

No âmbito do presente Aviso são beneficiários, as empresas (PME e Não PME) as quais intervêm na qualidade de entidades empregadoras, podendo para o efeito dispor de estrutura própria certificada ou recorrer a entidade formadora certificada. Ao abrigo do presente Aviso são apoiados projetos de médias e grandes empresas ou projetos de pequenas empresas multiregionais.

Área geográfica de aplicação

O presente Aviso tem aplicação nas regiões NUTS II do Continente, Norte, Centro e Alentejo.
A localização do projeto é definida pela região onde se localiza o estabelecimento da empresa beneficiária (entidade empregadora), a que corresponde o domicílio profissional dos ativos em formação.

Taxa de Financiamento e forma dos apoios

Os incentivos a conceder no âmbito deste Aviso, são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa base de 50%, a qual pode ser acrescida das majorações a seguir indicadas, não podendo a taxa global ultrapassar 70%:

  • Majoração em 10 p.p. se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos; i
  • Majoração em 10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas e em 20 p.p. se for concedido a micro e pequenas empresas.

 

A ESTRATEGOR dispõe de uma equipa altamente especializada que apoia as empresas, na implementação e gestão de projetos formativos em diversas áreas de formação
Apoiamos a sua empresa na análise da viabilidade e elaboração de uma candidatura ao PORTUGAL 2020 – Projetos Autónomos de Formação, fale connosco!