Formação em Live Streaming e em E-Learning

Formação em Live Streaming e em E-Learning

Com a pandemia do Covid-19, foi exigida a adoção de medidas preventivas por parte das empresas para diminuir o contágio e preservar a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores.

Muitas empresas adotaram o modelo de teletrabalho, não descuidando, no entanto, a necessidade de continuarem a formar os seus colaboradores. Face ao impedimento de formação presencial, as empresas procuram formas alternativas à formação para darem continuidade aos seus planos de formativos.

Neste artigo, vamos ajudar a compreender os conceitos da formação em Live Streaming e E-Learning – como funcionam, quais são as suas principais vantagens e como podem apoiar o processo formativo dos colaboradores das empresas.

 

O que é o Live Streaming

O Live Streaming é a transmissão de vídeo em tempo real, através da internet. Para a realização de uma ação de formação em Live Streaming é necessário os participantes terem um computador com ligação à internet, uma câmara web e um microfone, permitindo ter som e imagem.

 

Vantagens do Live Streaming:

A formação ocorre em sala virtual, a comunicação acontece ao vivo e permite a interação entre os formandos e formador. Como o formador está em direto, permite aos formandos fazerem observações e colocarem questões em tempo real.

O Live Streaming encurta distâncias que muitas vezes são um impedimento para a frequência e realização das ações de formação. Independentemente do local onde os formandos se encontram, todos têm possibilidade de aceder à sala de formação virtual, facilitando o acesso à informação.

Esta modalidade de formação é a grande tendência do momento, sendo uma aposta certa por parte das empresas para impulsionarem as competências dos seus colaboradores.

 

O que é o e-learning

O e-learning é uma modalidade de ensino à distância que possibilita a autoaprendizagem, com recurso ao computador e à Internet, através do uso de plataformas designadas por Learning Management System (LMS).

Nos cursos em e-learning, pode haver sessões síncronas (Live Streaming) e assíncronas. Nas sessões síncronas os formandos e os formadores devem estar online, na sala virtual, em datas e horas pré-agendadas. Estas sessões são acompanhadas por um formador, sendo muito parecidas com as sessões de um curso presencial.

As sessões assíncronas não possuem qualquer calendarização, os formandos podem iniciar o curso e aceder aos conteúdos formativos quando quiserem. Existe um formador/tutor que apoia os formandos na realização das atividades do curso.

Um curso de e-learning geralmente é realizado integralmente à distância, no entanto podem existir aulas presenciais adicionadas às aulas online, neste caso denomina-se curso b-learning.

Vantagens do e-learning:

Permite a otimização na gestão do tempo, o formando não gasta tempo em deslocações para o local da formação, como acontece na formação presencial.

Existe flexibilidade de horários, os conteúdos da formação estão disponíveis durante a duração do curso, permitindo aceder em qualquer hora e em qualquer lugar.

O formando aprende ao seu ritmo, decide quais os conteúdos a aprender, a profundidade com que os pretende estudar e o ritmo de estudo a utilizar.

Facilita a interação entre os formandos, através da utilização de email, chat, fórum ou qualquer outra ferramenta disponível na plataforma. Também facilita a comunicação com o formador, permitindo-lhe realizar o acompanhamento personalizado de cada formando e de todo o processo formativo.

 

Cientes que nesta altura difícil a formação em formato digital pode beneficiar as empresas e os seu colaboradores, a Academia Grow, organizou um plano de formação para os próximos meses, onde pode frequentar cursos online ou assistir a sessões gratuitas em diversas matérias, que vão contribuir para elevar as suas competências pessoais e profissionais.

O plano de formação será divulgado através do nosso site e redes sociais.

Para mais informações consulte-nos!