e-Learning: o que precisa saber

e-Learning: o que precisa saber

A Estrategor continua a apostar em soluções formativas ajustadas à realidade concreta de cada indivíduo, enquanto pessoa ou organização. Procuramos acrescentar valor e potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, recorrendo a ferramentas e soluções capazes de tornar o processo de aprendizagem simples, claro e económico.

É com base nestas premissas que informamos que a Estrategor disponibilizará em breve cursos na modalidade e-learning.

 

Em que consiste esta modalidade?

O e-learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem à distância, em formato online, que simula uma sala de formação. Os requisitos essenciais são: o acesso a um computador, tablet ou smartphone e ligação à internet.

 

Como é organizada a formação?

A formação é organizada e administrada através de uma plataforma LSM (Learning Management System) que garante a gestão e o acesso aos conteúdos formativos.

Os cursos apresentam uma estrutura modular com carga horária definida, porém, sem datas definidas para a realização das atividades de avaliação. O único requisito é concluir todas as atividades antes da data de término do curso.

A carga horária do curso formativo é dividida em sessões síncronas (via chat e conferência entre formador e formandos) e assíncronas (estudo autónomo). A calendarização das sessões é disponibilizada antes do início da formação.

 

Qual o papel do formador e do formando?

O e-learning é considerado uma modalidade que assenta nos princípios da autoformação. Permite uma grande flexibilidade espácio-temporal entre a Entidade Formadora, os Formadores e os Formandos.

O formador assume um papel de tutor e guia no processo formativo:

  • apoia a produção de novos conhecimentos;
  • facilita a escolha de atividades de apoio à aprendizagem;
  • atribui classificação, feedback e validação de trabalhos.

O formando assume um papel ativo no desenrolar do seu processo de aprendizagem. É crucial exibir capacidades elevadas ao nível da organização e autonomia – é o formando quem controla a sequência da sua aprendizagem, decide os conteúdos a estudar, a profundidade com que os deseja assimilar e o ritmo a que o pretende fazer.

 

Como é realizada a avaliação?

A avaliação é efetuada após a concretização de cada módulo, o que permite ao formando obter o feedback necessário para corrigir os seus erros e identificar os seus progressos.

Após a realização da prova final, e mediante a sua aprovação, é atribuído um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

 

Quais são as vantagens da modalidade e-learning?

  • Os conteúdos são disponibilizados online, 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Autonomia e independência: o formando define o seu método de estudo e o seu ritmo de aprendizagem;
  • Existe uma redução de custos (deslocações, transportes,…);
  • Constrangimentos associados à distância, falta de tempo ou indisponibilidade são eliminados.

 

Quais são as desvantagens da modalidade e-learning?

  • Ausência de contacto direto com o formador e com os restantes formandos;
  • Necessidade de ligação à internet e a um computador;
  • Motivação e esforço extra.

 

Como ultrapassar a questão da ausência do contacto direto?

A modalidade blended learning ou b-Learning deriva do e-learning. É um tipo de formação combinada ou mista que permite ultrapassar as limitações sentidas devida à ausência de contacto direto do e-learning. Mistura a vertente online com momentos em contacto de sala de aula.

Esta modalidade enquadra-se no que procura? Para mais informações, contacte-nos!