Estrategor Consultores de Gestão e Projetos de Investimento

Formação, a chave para o sucesso das empresas

Formação, a chave para o sucesso das empresas

A Formação é uma aposta que deve garantir!

Apostar na Formação Profissional é investir na competitividade das Empresas e no sucesso pessoal e profissional os seus colaboradores. As empresas atualmente estão cada vez mais cientes de que necessitam investir no seu capital humano de forma a prosseguirem o caminho da competitividade e alcançarem o sucesso que almejam.

A dificuldade de reter talento continua a ser uma das dificuldades enfrentadas por muitas empresas no contexto nacional e internacional.

Como é sabido, a reposição de talento tem custos elevados pois acarreta quer dificuldades operacionais quer efetiva e acrescida despesa.

A chave para a retenção de talento e consequente sucesso das Empresas reside, em grande parte, na capacidade que estas apresentam para envolver os seus colaboradores.

São vários os fatores que influem favoravelmente para a retenção de talento. Entre eles está a possibilidade que os colaboradores encontram de construírem significado, aprenderem e progredirem no seu contexto de trabalho. Tal com refere Dave Ulrich “Sabemos que a geração do milénio e outras gerações ficam no emprego onde encontram significado e propósito. Quando existem atividades relacionadas com o significado, os colaboradores estão mais propensos a permanecer e a serem produtivos.

 

Vantagens da formação dos colaboradores

Colaboradores com possibilidades de usufruir de formação contínua, de atualizar os seus conhecimentos e desenvolver as suas competências, tendem a estar mais motivados para permanecer e fazer crescer as Empresas.

Assim, na presença de um diagnóstico de necessidades sério e rigoroso (em que entre muitos outros aspetos se tem em conta as funções que cada colaborador desempenha na Organização) segue-se a elaboração de um plano de formação ajustado e, por isso mesmo, com potencial de suscitar as mudanças e competências desejadas.

É ainda vital utilizar metodologias de formação adequadas ao público-alvo e suscetíveis de provocar a sua mobilização. Nas palavras de Benjamin Franklin” “Diz-me e eu esqueço. Ensina-me e eu lembro. Envolve-me e eu aprendo.

 

A formação assume, assim, um papel cada vez mais relevante na medida em que:

  • Contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas;
  • Melhora o desempenho organizacional;
  • Permite aumento o Know-How global da empresa;
  • Facilita a integração de colaboradores e a sua autonomia;
  • Reforça a motivação e a auto-estima dos colaboradores;
  • Estimula a proatividade, a criatividade e a predisposição dos colaboradores para a inovação;
  • Contribui para a melhoria dos índices de produtividade e capacidade competitiva da Empresa;
  • Reforça soft skills ;
  • Contribui para a progressão dos colaboradores e para o cumprimento dos seus objetivos.

Em síntese, num mundo em constante mudança, em que as empresas precisam ser cada vez mais competitivas, formar pessoas é prepará-las para o futuro e sucesso das empresas.

A Formação diferencia profissionais. As empresas apenas crescem quando as pessoas que as integram se envolvem e ajudam a construir o futuro. Segundo Skirumar Rao “a formação é capaz de construir grandes pessoas que fazem coisas extraordinárias”. A Formação Profissional permite amplificar o nível de comprometimento das equipas, apoiando as empresas a atingirem melhores resultados.

Como tão bem pronunciou Henry Ford, “Só há uma coisa pior que formar colaboradores e eles partirem… É não os formar e eles permanecerem”.